Ervin Zukanović

Iniciou sua carreira aos quinze anos de idade no Fudbalski Klub Željezničar, clube de tradição sediado na capital e cidade natal Sajevo. Aos dezoito anos estréia no time principal e durante a temporada disputa sete partidas. No ano seguinte passa ao SC Austria Lustenau, clube de segunda divisão da cidade austríaca de Lustenau onde coleciona 20 jogos.

Na temporada 2007/08 é negociado com o Fudbalski Klub Velež Mostar retornando a Bósnia para disputar a primeira divisão do país. Em seguida é negociado com os clubes alemães Sulzberg e o Uerdingen 05 mas é no belga Football Club Verbroedering Dender Eendracht Hekelgem que vai realmente se firmar acumulando 53 jogos e dois gols com o time da cidade de Denderleeuw pela segunda divisão do país.

Em 2011 é passa para o KAS Eupen, também da segunda divisão da Bélgica e lá fica por mais uma temporada indo a campo 36 vezes e marcando três gols. Na temporada seguinte veste a camisa do Kortrijk (56 jogos e 8 gols nas duas temporadas com o clube) já pela primeira divisão belga para em 2013 passar ao prestigioso Koninklijke Atletiek Associarei Gent onde coleciona 34 jogos e dois gols com os Buffalos azuis da Bélgica.

No dia 20 de junho de 2014 inicia sua aventura na península italiana. O Chievo empresta o jogador com o direito de compra do passe no final da vigência onde exerce o exerce definitivamente em vista das suas 29 participações e dois gols. No dia 16 de julho do ano seguinte a Sampdoria vence a concorrência da Inter de Milão e negocia o bósnio. Estréia com os "blucerchiati" no dia 30 de julho na derrota por 4 a 0 diante do Vojvodina pela Europa League. Durante a temporada com o time de Genova faz apenas dezesseis partidas marcando 3 gols.

No mercado de inverno é emprestado a Roma e no dia 29 de janeiro de 2016 assina um contrato com direito de compra. Estréia no dia seguinte contra o Frosinone na vitória por 3 a 1 em casa inclusive com uma assistência sua em um dos gols. No mês seguinte a Roma oficializa a compra definitiva do zagueiro e no mês seguinte, depois de ter passado por onze clubes diferentes, com vinte e nove anos de idade estréia pela primeira vez na Liga dos Campeões da Europa, pelas oitavas de final da competição no dia 8 de março de 2016, onde a Roma perde por 2 a 0 frente ao Real Madrid.

Voltando um pouco nos dotes técnicos de Ervin, incialmente fora empregado como central na defesa, porém já fora empregado como lateral esquerdo onde tem bom e notável retrospecto nos avanços ofensivos. Seus pontos de força e destaque são o jogo aéreo e o vigor fisico, que lhe permite vencer os contrastes seja eles dentro da sua área ou da adversaria, onde é solvente protagonista de tempestivas investidas. Tecnicamente possui um pé esquerdo muito educado e muitas vezes o utiliza para lançamentos longos que os rende perigoso inclusive nas cobranças de bola parada.

Com a Roma, apesar de ter disputado apenas meia temporada, não consegue impressionar, mesmo porque a chegada de Luciano Spalletti muda a ótica de tudo e acaba obrigando o zagueiro bósnio buscar outros horizontes. Deste modo acaba sendo negociado com a Atalanta por cerca de 3 milhões de eurosno dia 21 de julho de 2006 deixando definitivamente a capital.

B I O S
avatar

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM

uCoz