Ante Ćorić

Inicia seus primeiros chutes no modesto Nogometni Klub Hrvatski Dragovoljac com apenas cinco anos de idade para em 2006, já com nove fazer parte dos juvenis o NK Zagreg onde permanece até 2009, quando passa a fazer parte das divisões de base do Red Bull Salisburgo da Austria. Aos dezesseis anos retorna para Croacia e encontra espaço nos juvenis do Dínamo de Zagreb, depois de um acordo entre os clubes na ordem de 900 mil euros.

A partir de 2014 começa a fazer parte do time principal do clube e no dia 16 de abril estréia profissionalmente contra o RNK Spalato entrando aos 69 minutos no lugar de Ivo Pinto. Faz também seu debute europeu no dia 22 de julho do mesmo ano, em confronto com o Žalgiris valendo uma vaga para a próxima temporada da Liga dos Campeões da Europa, entrando no lugar de Arijan Ademi.

O primeiro gol ocorre no dia 18 de setembro de 2014: poucos minutos depois de seu ingresso em campo, marca o quinto gol sobre o Astra Giurgiu, se tornando na ocasião, com 17 anos e 157 dias, o jogador mais jovem a marcar gols pela UEFA Europa League, superando Lukaku (17 anos e 222 dias).

Com a fama, logo começa a chamar atenção de vários clubes europeus, dentre eles a Roma que consegue chegar a um acordo como Dínamo pela cifra de 6 milhões de euros. No dia 28 de maio de 2018, então o meio campista croata assina um contrato por cinco anos com o clube giallorosso. Realiza sua estréia com a camisa giallorossa, no dia 20 de outubro seguinte, entrando no lugar do turco Cengiz Ünder, na derrota por 2 a 0 em casa para a Spal (jogo válido pela nona rodada do campeonato italiano).

Equiparado a Boban, Prosinečki e Modrić pelas críticas especializadas do futebol no que diz respeito ao condicionamento físico e dotes técnicos, Ćorić é um meia ambidestro em condições de agir mais recuado, na meia ala ou na frente. Possui também um arremate seco e preciso, ágil nos movimentos e elegante no controle de bola. Eficaz no drible, que lhe consente avançar com facilidade o adversário direto, possui ótima visão de jogo e capacidade de efetuar passes com extrema precisão.

Com a Croácia fez toda a escadinha da categoria sub 15 (a partir de 2012) até a sub 21 (ultima aparição em 2015). Nesse período foram 45 jogos e cinco gols. Faz seu debute pela seleção principal no dia 27 de maio de 2016 contra a Moldavia, amistoso preparatório para a Eurocopa, entrando no lugar de Brozovic. No dia 31 de maio do mesmo ano o técnico Ante Čačić confirma o nome de Ćorić na relação dos convocados pro Europeu disputado na França, do qual marca presença em 3 jogos.

B I O S
avatar

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM