Bryan Cristante

Filho de canadense e mãe italiana, cresceu em Pordenone próximo ao grande rio Tagliamento que divide as províncias de Veneza e Udine o nordeste italiano. Seu primeiro clube ainda quando criança foi o SAS Casarsa, time que leva o mesmo nome da cidade onde morou por algum tempo. Aos onze anos passa a atuar no Liventina Gorghense, onde permanece até 2009 antes de finalmente fechar com o Milan no mesmo ano.

 

Estréia profissionalmente com a camisa rossonera no dia 6 de dezembro de 2011 com 16 anos e 9 meses em uma partida pela Liga dos Campeões da Europa, em empate com o Viktoria Plzeň por 2 a 2. Já pela Série A na temporada 2013/14 no dia 10 de novembro de 2013 (18 anos) em outro empate sem gols em Verona diante do Chievo. Seu primeiro gol no dia 6 de janeiro do ano seguinte na vitória por 3 a 0 sobre o Atalanta.

 

No dia primeiro de setembro de 2014 é cedido ao Benfica de Portugal pela cifra de 6 milhões de euros. O meio campista debuta com a camisa do time português no dia 12 de setembro seguinte contra o Vitória Setubal (5 a 0 para o Benfica). Na sua primeira temporada em Lisboa coleciona 15 jogos, dos quais cinco no campeonato e três pela Liga dos Campeões da Europa.

 

Em janeiro de 2016 o Palermo sela acordo com o Benfica a título de empréstimo do jogador com direito de compra e faz apenas quatro jogos com a equipe. No mesmo ano é re-emprestado aos Pescara onde acumula dezesseis presenças disputando a Série A, antes de ser emprestado ao Atalanta.

 

Com os bergamascos dirigidos pro Gian Piero Gasperini tem um ótimo desempenho realizando 3 gols em 12 presenças ajudando o time ficar na quarta posição na temporada 2016/17. Na temporada seguinte é exercido o direito de compra com o Benfica no valor de quatro milhões de euros. Na Atalanta é empregado como meia ala ou mais avançado e isso lhe proporciona um histórico considerável de 12 gols (9 na Serie A e 3 na Europa League) em 47 jogos.

 

Tais características e o excelente desempenho obtido com o time de Bergamo motiva a Roma emprestar o meio campista ao valor de 5 milhões de euros (obrigação de compra fixada em 15 mais 10 de bônus) e contrato até 2023. Estréia com a camisa giallorossa no dia 19 de agosto de 2018, contra o Torino fora de casa na primeira rodada do campeonato, substituindo El Shaarawy (vitória giallorossa por 1 a 0). Seu primeiro gol com a camisa romanista ocorre no dia 16 de setembro: empate em 2 a 2 com o Chievo no estádio Olímpico, válido pela quarta rodada do campeonato.

 

Atuando pela Itália desde 2010 (Sub 16, 17, 18, 19, 20 e 21), acumula 33 jogos e 8 gols. Em outubro de 2017 é convocado pela primeira vez para fazer parte da seleção principal do país pelo então técnico Gian Piero Ventura. No dia 6 do mesmo mês entra em campo no lugar de Gagliardini no segundo tempo do jogo contra a Macedonia (1-1, partida válida para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Russia) em Turim.

 

B I O S
avatar

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM