Cengiz Ünder

Aos dez anos de idade Cengiz inicia sua carreira nas divisões de base do Bucaspor em 2007. Durante seis anos vai passando por todas as categorias do clube até que em 2013 se transfere para os juniores do Altinordu Spor Kulübü, clube que militava a terceira divisão do futebol turco.

Em 2014 com seus dezesseis para dezessete anos, estréia no time principal. Durante os dois anos que serve o clube acumul 51 presenças e onze gols. com a performance alcançada, acaba chamando a atenção de equipes mais gabaritadas e em 2016 o İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü, recentemente promovido a primeira divisão, acaba adquirindo o passe do jovem meia.

Na temporada 2016/17, finalmente Cengiz coloca em prática suas habilidades no futebol que conta. Sua contribuição tem importante peso na campanha do Istanbul, marcando sete gols nas 32 vezes que é chamado a campo, ajudando a equipe a chegar a vice-liderança no final do campeonato turco logo atras do Beşiktaş campeão.

Meio campista ofensivo possui nos pés um drible estonteante, uma das suas melhores qualidades. Pode atuar nas três faixas de ataque do campo se destacando com maior intensidade pelo lado esquerdo. Seu pé é o canhoto, mas possui boa capacidade de conclusão com o outro também e em seu país ganhou o apelido de Dybala turco pelas características semelhantes aos argentino.

Com a seleção turca o menino prodígio do oriente fez quase que uma linha paralela de crescimento tendo participações pela Sub-18 (6 presenças e 1 gol); Sub-19 (12 jogos e seis gols), Sub-21 (3 partidas) e finalmente com a seleção principal tendo 17 participações e 4 gols.

Com o meteórico restrospecto, começa a chamar atenção também fora da pátria e a Roma no dia 16 de julho de 2017 acaba chegando a um acordo com o Instabul pelo passe de Cengiz aos custo de 13 milhões de euros (cerca de 52 milhões de reais) mais um bônus de 400 mil euros, em função de objetivos atingidos. O Istanbul contará com uma co-participação de 20% sobre uma futura eventual venda.

Ünder estréia na primeira divisão italiana de futebol vestindo a camisa da Roma no dia 26 de agosto de 2017 em partida válida pela segunda rodada do campeonato na derrota em casa para a Inter por 3 a 1, entrando no lugar de Daniele De Rossi no final do jogo. O primeiro gol vem no dia 4 de janeiro de 2018 em um jogo fora de casa contra o Verona, decidindo a partida, tento que além de decidir a partida é realizado em 44 segundos após o início da partida. No dia 21 de fevereiro estréia pela Liga dos Campeões da Europa, em jogo válido pelas oitavas de final da competição fazendo também seu primeiro gol de substancial peso para a Roma fora de casa contra o Šachtar Donetsk, que apesar da derrota por 2 a 1, a vitória de 1 a 0 na volta garantiu a equipe nas quartas de final.

Na temporada seguinte, Cengiz tem mais espaço e continuidade na equipe, e isso faz com que o turco mostre um desempenho consideravelmente interessante, se tornando um dos componentes de maior peso da equipe, produzindo inúmeras assistências além de gols.

B I O S
avatar

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM