Paulo Alexandre Rodrigues Fonseca

Nascido em Moçambique quando ainda era uma colônia portuguesa, ainda criança se transfere para Portugal. Inicia sua carreira nas divisões de base do Barreirense em 1989 e faz sua estréia como profissional em 1991 atuando como zagueiro e quatro anos depois se transfere para o Futebol Clube do Porto. Com o clube da capital não chega a estrear e logo em seguida é emprestado para 3 outros clubes: Leça, Belenensses e Marítimo. Com o Belenenses faz seu primeiro gol como profissional. Em 1998 é negociado a título definitivo com o Vitória Guimarães e no cerco de duas temporadas atua apenas seis vezes antes de ser renegociado com o Estrela Amadora. Com o time da cidade Amadora coleciona 72 presenças, além de quatro gols de 2000 até 2005 quando finalmente encerra sua carreira como jogador para então iniciar sua aventura técnica aproveitando uma oportunidade dentro do mesmo clube, mas na área de juvenis por dois anos.

Em 2007 faz seu primeiro passo comandando o time principal do 1º de Dezembro. Nas temporadas seguintes Odivelas, Pinhalnovense e Desportivo Alves até finalmente chegar ao Paços de Ferreira onde ganha maior notoriedade e expressão concluindo a temporada de 2012/13 na terceira posição o que lhe confere um retorno ao Porto no dia 10 de junho de 2013 substituindo Vítor Pereira.

Com os Dragões da capital conquista seu primeiro título como treinador, a Supercopa de Portugal após a vitória por 3 a 0 sobre o Vitória de Guimarães. Na Liga dos Campeões não consegue acesso aos playoffs caindo para os preliminares da Europa League. No dia 5 de março de 2014, em vista de escassos resultados no campeonato português, sobretudo, é exonerado do cargo após 21 vitórias, 9 empates e sete derrotas.

A boa impressão deixada no Paços de Ferreira lhe consente uma nova experiência no clube verde-amarelo. Porém não se conclui da melhor maneira sendo eliminado da Copa de Portugal pelo inexpressivo Famalicão por 2 a 1 e da Copa da Liga portuguesa na segunda rodada pelo União da Madeira.

Em 2015 fecha acordo com o Sporting Clube de Braga. Faz um bom percurso na Copa da liga portuguesa, mas é eliminado pelo Benfica por 2 a 1 nas semifinais da competição. Já na Europa League se classifica para fase seguinte ficando em primeiro lugar do grupo e eliminando o Sion no acesso as oitavas. Passa pelo Fenerbahçe mas barra no Shakhtar Donetsk nas quartas de final da competição. Como consolação conquista a Copa de Portugal sobre o Porto e fica entre os quatro no campeonato.

O pouco contato que teve com Shakhtar na Europa League chama atenção da diligência ucraniana e no dia 31 de maio de 2016, Fonseca se transfere para Donetsk assinando um contrato por dois anos para comandar o time. A primeira impressão é manchada ao perder a Supercopa da Ucrânia para o rival Dinamo Kiev e a eliminação da Liga dos Campeões da Europa nas preliminares de acesso a fase de grupos da competição para o Young Boys. Na Europa League conquista a primeira posição na fase de grupos, mas é eliminado nos preliminares de acesso as oitavas para o Krasnodar. A conquista do campeonato ucraniano com quatro rodadas de antecedência ameniza as frustrações da temporada, mesmo porque também conquista a Copa da Ucrânia sobre o Dinamo Kiev por 1 a 0.

A segunda temporada começa já com uma conquista: a Supercopa da Ucrânia batendo o rival de sempre Dinamo Kiev por 2 a 0. Não obtém resultados expressivos a nível de Europa, mas vence consecutivamente o campeonato ucraniano.

Na temporada 2018/19 se sagra tricampeão ucraniano além de mais uma Copa da Ucrânia. Paulo encerra seu ciclo com o Shakhtar com 139 jogos, sendo 103 vitórias, 19 empates e 17 derrotas, além de sete títulos conquistados.

A performance apresentada em Donetsk suscita interesse do seu trabalho na capital italiana e no dia 11 de junho de 2019 Fonseca é oficialmente apresentado como novo técnico da Roma, no qual assina um contrato de dois anos com opção de prorrogação para um terceiro dependendo dos resultados apresentados.

B I O S
avatar
0
1
priest
avatar

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM

uCoz